Patrícia Holanda: "Não posso desistir diante dos obstáculos, que são muitos e difíceis!"

Atleta faz parte da Turma da Mônica, grupo de corredores de Goianésia-GO

Por Paulo Prudente em 03/05/2021

Natural de João Pessoa-PB, a química Patrícia Holanda da Cunha mora em Goianésia-GO há 8 anos. Lá, conheceu uma turma arretada e desenvolveu, em 2018, o amor e a paixão pela corrida. Aos 40 anos, a Calanga, como é carinhosamente chamada pelos companheiros, tem acumulado bons resultados e amigos. A grande maioria deles na Turma da Mônica, tradicional grupo de corredores da cidade. Confira!

“Na realidade, eu nunca pensei em correr. Pratiquei vôlei da infância até a fase adulta. Depois musculação e crossfit.

A corrida começou de verdade em 2018, quando uma amiga me fez um convite: ela viu que estava ocorrendo uma copa de corrida de montanha em Goiás e que seria uma atitude inovadora para nós duas. Ela querendo impressionar o paquera e eu querendo sair de um estado meio depressivo. Mas a ideia foi dela.

Eu não corria nada absolutamente, nem um quilômetro. E ela em segredo nos inscreveu no percurso médio, 15km!!!!!

Tínhamos três meses para desenvolver a corrida e ainda por cima a técnica de correr em trilhas com subidas e descidas. Foi loucura, empolgação, estudos e mais estudos. Pesquisávamos tudo a respeito de corrida e corridas de montanha. Corríamos sempre de dois em dois dias tentando fazer a meta de 15km. Sofrendo pra conseguir ao menos 2km. Mas a vontade de chegar e fazer era maior.

Treinávamos praticamente todos os dias de folga que tínhamos. Alternando asfalto, estrada de chão e subindo serra. Foi aí que nos indicaram um grupo de corredores da cidade chamado de Turma da Mônica - a fundadora se chama Mônica.

Um grupo de pessoas apaixonadas por corridas que ajudaram muito a nos desenvolvermos mais. Foram dicas e mais dicas e muita parceria nos treinos.

Então partimos! Equipadas, motivadas e querendo apenas cumprir com o papel e completar a prova. A primeira foi em Alto Paraíso, um lugar maravilhoso com uma energia sensacional.

Achei tudo tão punk, tão difícil e desafiador. A paisagem sensacional! O carinho de cada participante sem comparação. Um espírito de luta e companheirismo.

Nesse dia não acreditei que conseguiria uma colocação de destaque. Eu só queria chegar e finalizar. Mas já perto da linha de chegada um amigo gritou: “Corre que você é pódio!” Nossa, eu não acreditei, mas juntei as últimas forças e fui! Só fui. E cheguei em 2° lugar geral.

Eu fiquei tão feliz e sem acreditar que a paixão pela corrida de montanha foi de imediato. Fui em busca de mais, cada vez mais.

Tive milhões de motivos pra desistir e milhões de motivos pra acreditar que conseguiria. E assim eu não olhei pra trás nenhuma vez. Foi uma superação sem igual. Algo que me mostrou que sou capaz de coisas incríveis se eu não desistir e assim acreditar.

“Eu posso e juntos somos mais fortes!”, passou a ser minha frase inspiradora. E assim, fizemos todas as provas da Copa Centro-Oeste e fomos à etapa nacional por dois anos seguidos

A corrida mudou minha vida pra sempre! Não existe a Patrícia, vulgo Calanga, sem as corridas, principalmente as de trilha e de montanhas. Me tornei alguém melhor e mais confiante! Dei um chute na depressão e abracei de olhos fechados com bilhete só de ida e coração apaixonado a corrida de trilhas. E estarei sempre até onde Deus permitir em vida nesse ambiente, correndo e aprendendo com cada atleta. Fazendo lindas amizades, trocando e levando experiência pra todos que puder levar. E cada vez mais trazendo pessoas pra esse universo da corrida de montanhas.

Eu aprendi que não posso desistir diante dos obstáculos, que são muitos e difíceis. Que muita gente acredita em mim e eu também tenho que acreditar. O que eu almejo nunca está lá atrás e sim lá na frente. Tudo que quero, almejo e sonho está lá na frente e mesmo toda dor e sofrimento de cada obstáculo que passei será imensamente gratificante quando eu chegar e atravessar a linha de chegada e ver que eu concluí e que consegui.

Assim é a vida! Assim a corrida me ensinou! Os amigos que fiz com esse esporte estarão pra sempre no coração e cada experiência será uma lição pra vida.

Passei por várias assessorias esportivas e hoje treino com a Life Runners. A Turma da Mônica foi a primeira casa, e pra sempre será. Lá somos amigos unidos e amantes da corrida e do esporte em geral. Nos unimos sempre pra correr, desenvolver e trazer mais pessoas pra esse ambiente. Ajudamos sempre uns aos outros como podemos e temos muitas histórias lindas pra contar. Participamos de vários eventos e agora cada vez mais nas Corridas de Montanhas. E que assim seja sempre!

Gostou do depoimento do Patrícia? Já correu uma de nossas provas e quer contar um pouco da sua experiência nas corridas de montanha? Mande um email para ppjornalista@gmail.com.

Enquanto isso fique ligado no nosso calendário de 2021. Provas seguras com largadas individuais e protocolos de segurança. Escolha a sua batalha e mude de vida!

CALENDÁRIO 2021

Batalha do Salto Corumbá
26 e 27 de junho
Corumbá-GO

Batalha do Taquarussu
10 e 11 de julho
Santo André-SP

Batalha do Espraiado
24 e 25 de Julho
Maricá-RJ

Batalha de Piquete
28 e 29 de Agosto
Piquete-SP

Batalha dos Veadeiros
18 e 19 de Setembro
Alto Paraíso-GO

Batalha do Rio Bonito
2 e 3 de Outubro
Rio Bonito-RJ

Batalha de Pirenópolis
30 e 31 de Outubro
Pirenópolis-GO

27 e 28 de Novembro
Batalha Final de Paraty
Paraty-RJ