Viajar e tirar férias é uma das melhores formas de poder relaxar e sair da rotina. Mas para quem já tem uma rotina de treinos, pode ser um desafio manter a disciplina durante as férias.
A boa notícia é que é possível conciliar o lazer com a atividade física, sem que a viagem se transforme em um obstáculo! Por isso, confira as principais dicas que separamos para você:
Cada destino da viagem tem um ritmo diferente, então é preciso se adaptar ao local. Por exemplo, se o local tem praias, montanhas ou parques, você pode aproveitar para caminhar, correr ou pedalar. Para esse destino, leve roupas de treino leves e opte por tênis confortáveis para facilitar os exercícios.
Agora, se você estiver em uma cidade grande, opte por andar a pé ao invés de usar um meio de transporte. Além de se manter ativo, você consegue conhecer a cultura do local de maneira mais próxima.
Caso você esteja hospedado em um hotel com academia, encaixe um treino mais curto, mas eficiente, para manter o corpo em movimento. Outra alternativa é buscar vídeos de treinos rápidos online, que possam ser feitos no quarto mesmo. Se estiver viajando em grupo, convide amigos ou familiares para praticarem alguma atividade juntos.
Independente do local que você estiver, existem várias formas de se adaptar e se movimentar. O importante é continuar ativo!
Nas férias você precisa relaxar e não treinar rigorosamente todos os dias. Por isso, encontre atividades que te tragam prazer e que estejam alinhadas com o clima do destino. Caminhadas ao ar livre, trilhas e esportes aquáticos são ótimas opções. Em destinos com neve, experimente esquiar ou praticar snowboard. Se estiver em um resort, explore aulas de dança, alongamento ou hidroginástica, que muitas vezes até são oferecidas gratuitamente.
Caso esteja viajando para descansar e não queira uma rotina muito intensa, opte por atividades de baixa intensidade, como meditação ao ar livre, alongamentos matinais ou caminhadas. Como falamos, a ideia é se movimentar de maneira leve, mas constante, independente do local ou do exercício.
É normal e até mesmo divertido experimentar comidas regionais durante a viagem. O importante é manter o equilíbrio e não exagerar em doces ou frituras. Quando for comer em restaurantes, escolha opções mais leves e saudáveis para o café da manhã e deixe para provar os pratos mais calóricos ou diferentes no almoço ou jantar.
Leve lanches saudáveis na mochila para evitar beliscar besteiras durante os passeios, como castanhas, frutas secas e barrinhas de proteína. Além disso, mantenha-se hidratado, principalmente em destinos quentes, pois a desidratação pode comprometer seu desempenho físico e bem-estar. Se consumir bebidas alcoólicas, alterne com água para minimizar os efeitos da desidratação.
Por fim, tenha um planejamento simples, mas não seja rígido. Lembre-se que você está de férias e precisa relaxar! Se possível, pesquise antes sobre a estrutura do local, como academias, áreas de lazer ou lugares para correr. Tenha uma ideia das atividades que deseja fazer, mas sem se prender a um cronograma rígido.
Não se cobre muito, a disciplina é um hábito construído a longo prazo e algumas pausas fazem parte do processo e são essenciais. O importante é manter a mentalidade saudável, sabendo equilibrar momentos de lazer e autocuidado.
Já pensou em transformar sua viagem em uma experiência esportiva inesquecível? Descubra os eventos de corrida que combinam turismo e saúde! Confira nossa agenda: Calendário MI
Até logo!