A banana é considerada a fruta do atleta, sendo uma boa opção para qualquer pessoa que realiza treinamentos por obter uma alta concentração de potássio.
Para quem pratica corrida ela pode ser o alimento ideal para o pré treino, que irá agir no auxilio ao movimento dos músculos, controlar os níveis de água corporal e prevenir contra as cãibras.
Algumas curiosidades sobre essa alimento tão importante para um atleta é que uma banana média (120g) contém 27g de carboidrato (metade do açúcar) 3g de fibra alimentar e é uma boa fonte de potássio e vitamina B6.
Ela tem valor antioxidante semelhante ao suco de laranja e kiwi, atenua a alteração metabólica e inflamação após esforços pesados. Melhora o sistema imunológico e facilita a absorção de cálcio, o que, por sua vez, ajuda a construir ossos mais fortes e saudáveis.
Os 15g de açúcar em uma banana média são uma mistura de glicose, frutose e sacarose. O que é interessante para os esforços de longa duração (endurance), e mostrou ser tão boa quanto 6% de bebida esportiva CHO para melhorar o desempenho durante um contra-relógio de 2h30.
Mas atenção: O teor de açúcar solúvel aumenta durante o amadurecimento, o que significa que bananas verdes não podem ser digeridas e devem ser evitadas no dia da corrida!
A banana contém manganês que exerce várias funções fisiológicas, incluindo um papel no desenvolvimento ósseo e na cicatrização de feridas. A ingestão suficiente de manganês também é fundamental para o metabolismo, ajudando seu corpo a acessar a energia dos alimentos na dieta.
E aí, já inseriu a banana na sua dieta? Conta pra gente as suas experiências e se quiser tirar mais dúvidas, entra em contato
Camila Borduqui
Nutrição Funcional e Esportiva
@camilaborduqui
(011) 3842-7335
(011) 99572-5480
camila@camilaborduqui.com.br