Dia do Esportista: especial com Marilson Santos

Dia do Esportista: especial com Marilson Santos

Por Milena Campos em 2/19/2025

Estamos no meio de fevereiro e com ele o dia 19 de fevereiro traz uma data muito especial: Dia do Esportista. Independente do esporte, se você é profissional ou amador, esse dia chegou para te homenagear por cada desafio cumprido e por cada superação. 

Nesse artigo você verá mais sobre:

  • Como e por que surgiu o Dia do Esportista? 
  • Benefícios do esporte;
  • Bônus MI – Entrevista com Marilson Santos;

Como e por que surgiu o Dia do Esportista? 

O Dia do Esportista foi originalmente criado no dia 6 de Julho de 1993 pela então conhecida “Lei Zico”. Com o propósito de incentivar a prática esportiva e reconhecer o impacto positivo que ela transmite para a sociedade, o Dia do Esportista é desde então comemorado no dia 19 de fevereiro. 

Esse dia tão especial tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do esporte para a nossa saúde mental e física, assim como também para o nosso bem estar. Independente se você é atleta, treinador ou apoiador, esse dia é seu!

Além disso, os principais objetivos pelo qual o dia foi criado, são:

  • Incentivar a prática da atividade física para a saúde;
  • Conscientizar a sociedade sobre os benefícios do esporte;
  • Homenagear os esportistas profissionais e amadores;
  • Promover saúde, qualidade de vida e inclusão social.

Ao contrário do que muitos pensam, o esporte vai muito além de uma simples competição ou hobby. Com ele, é possível criar uma inclusão social de todas as idades ou condições. O esporte é uma ferramenta de superação e força. 

Leia mais: A Luta contra o Câncer Infantil: o poder de acreditar

Benefícios do esporte

Quando praticada de forma regular, o esporte, seja ele qual for, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Entre os mais diversos benefícios, podemos incluir:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Fortalece os músculos;
  • Melhora o humor e reduz a ansiedade e o estresse;
  • Promove a socialização;
  • Auxilia na qualidade do sono;
  • Aumenta o foco e a concentração.

O esporte é versátil e você tem inúmeras atividades para realizar onde e quando quiser. Pessoas de qualquer idade ou condição conseguem participar, garantindo assim o objetivo da mesma e alcançando as metas mais desejadas. 

Leia também: Meia Maratona X Maratona: qual escolher?

Bônus MI – Entrevista com Marilson Santos

Marilson Santos é um dos maiores fundistas do Brasil, sendo tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York. Já nas Olimpíadas, Marilson obteve seu melhor desempenho em 2012, Londres, onde ficou em 5ª colocação na maratona.

Com seu enorme conhecimento e vitórias, o esportista se aposentou em 2016 e desde então trabalha na BM&F/Bovespa, ajudando na formação de novos atletas.

No artigo de hoje, nós do MI tivemos o prazer de conversar com Marilson Santos, onde ele nos explicou mais sobre a sua trajetória e suas conquistas. 

Confira a entrevista completa:

Blog MI: Primeiramente, quem é Marilson e como o esporte surgiu na sua vida?

Marilson Santos: Sou uma pessoa de hábitos simples que ama o esporte e gosto de incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. Desde criança pratiquei esporte, fui uma criança muito ativa, o esporte pra mim sempre foi uma diversão.

Blog MI: Como você se sentiu ao representar o Brasil em competições internacionais, como as Olimpíadas e as Maratonas de Nova York?

Marilson Santos: Representar o Brasil sempre foi motivo de muito orgulho, todas às vezes que competia em outro país dava meus 110%, me sentia motivado e sabia o quanto isso poderia motivar outras pessoas.

Blog MI: Qual foi o maior desafio que você enfrentou durante sua carreira e como o superou? 

Marilson Santos: O maior desafio para qualquer atleta de alto rendimento é o surgimento de lesões, tive que conviver com isso em alguns momentos da carreira e aprender a lidar com essa situação, tentando a todo momento minimizar a incidência de lesões para continuar evoluindo.

Blog MI: O que o esporte significou para a sua vida pessoal e profissional? 

Marilson Santos: O esporte norteou minha vida, através do esporte tive a oportunidade de cursar uma faculdade coisa que sonhava desde criança, conheci outros países, também através do esporte conheci minha esposa que também foi atleta, além de todos os benefícios que o esporte traz à uma pessoa como disciplina, foco, determinação, etc. De certa forma, o esporte me oportunizou todas as chances que tive na vida.

Blog MI: A sua paixão sempre foi o esporte? Qual foi a sua maior motivação para seguir nesse ramo? 

Marilson Santos: Sim, a minha paixão sempre foi o esporte. Mesmo hoje, sem estar competindo em alto rendimento, me sinto extremamente motivado para incentivar as pessoas a cuidarem da saúde através do esporte, sem dúvida essa é a minha maior motivação para continuar no ramo.

Blog MI: No Dia do Esportista, qual mensagem você gostaria de passar para os atletas?

Marilson Santos: Foquem em um objetivo, seja ele qual for e sejam disciplinados para alcançá-lo, tenho certeza que esse esforço trará benefícios insuperáveis.

Blog MI: Muitos atletas, amadores e profissionais, se inspiram em você. Qual é a sensação de saber que você fez a diferença e teve um propósito na vida deles? 

Marilson Santos: Me sinto lisonjeado, em saber que de alguma forma tenho ajudado as pessoas a buscarem no esporte o que procuram, seja alta performance ou qualidade de vida. Sempre fui muito grato por todos que me acompanharam e torceram por mim, hoje tento retribuir todo esse carinho da melhor maneira possível.

Blog MI: O que, em sua opinião, é essencial para um atleta alcançar o sucesso em uma carreira tão desafiadora como a sua?

Marilson Santos:  A primeira coisa é buscar ajuda de profissionais capacitados na área, o conhecimento desses profissionais é que vai levar o atleta a evoluir de maneira gradativa e eficiente para que possa alcançar seu objetivo.

Blog MI: Qual a importância da disciplina e da dedicação na sua jornada como maratonista?

Marilson Santos: A disciplina e dedicação são fundamentais, sem elas é impossível se tornar um maratonista, são características imprescindíveis para a rotina e sucesso do maratonista.

Blog MI: O que a vitória na Maratona de Nova York representou para você, tanto pessoalmente quanto para o atletismo brasileiro?

Marilson Santos: Foi a maior vitória de toda minha carreira, se tornar o único sulamericano a vencer  a maratona de Nova York me trouxe o reconhecimento internacional, além de oportunidades de correr no mundo todo. Me tornei mais um brasileiro entre outros que fizeram história no atletismo nacional e internacional.

Blog MI: Que conselhos você daria para os jovens atletas que sonham em alcançar grandes feitos, como você fez?

Marilson Santos: O conselho que daria para os jovens é ter muita paciência e persistência, na corrida precisamos de longo prazo para alcançarmos o que buscamos. A melhoria e a evolução acontecem em um processo longo, onde etapas do treinamento devem rigorosamente ser seguidas. 

Blog MI: Como você vê o cenário atual do esporte no Brasil e o futuro das novas gerações de esportistas?

Marilson Santos: O Brasil sempre teve um grande potencial na detecção e formação de atletas. Tenho certeza que teremos novos representantes de nível mundial e que veremos esses atletas muitas vezes no lugar mais alto do pódio. Estarei sempre torcendo para que isso aconteça!

Para homenagear cada um de vocês atletas, usando o cupom MARILSON10, você garante 10% de desconto no Circuito Marilson – São Bernardo do Campo. Não perca essa oportunidade, o cupom é válido até o dia 23 de fevereiro!

Garanta já a sua inscrição. Acesse:

Até a próxima!