19/07/2020
Paraty - RJ
07h00
Mais informações em breve
Regulamento REAL MTB – Etapa Paraty RJ
Organização
1.1 – O Real
MTB é um evento de mountain bike que será realizado no dia 19 de Julho de 2020,
na cidade de Paraty – RJ, organizado pela empresa Move Eventos Esportivos e
terá como base o seu regulamento oficial descrito a seguir.
1.2 – O Real
MTB será realizada em locais, datas e horários a serem definidos e divulgados
no site WWW.MINHASINCRICOES.COM.BR e nas redes sociais @moveeventos.
1.3 –
Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores.
1.4 – Os
atletas menores de 18 anos só poderão participar da prova com autorização por
escrito do pai ou de um representante legal.
1.5 – A
comissão organizadora é responsável por fazer cumprir as datas e disposições
deste regulamento e justificar as alterações quando cabíveis. A comissão poderá
suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo
e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.
1.6 – A
organização do Real MTB terá o direito de alterar os percursos das provas a
qualquer momento e a seu critério, sem aviso prévio, para preservar a segurança
e integridade física dos atletas.
1.7 – A
organização do Real MTB será rigorosamente intransigente na obediência do
presente Regulamento por todos os participantes e de forma alguma permitirão
qualquer conduta anti-desportiva ou infração constantes no item Penalizações
deste Regulamento. Todos os atletas inscritos bem como as equipes de apoio,
estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão
organizadora, staffs e autoridades policiais.
1.8 – A
organização disponibiliza uma pagina oficial para o evento, a saber: https://www.facebook.com/realmtbcunha e Instagram @moveventos
2. Tipo
de prova
2.1 – Prova
desportiva disputada no estilo Mountain Bike – Maratona XC (Resistência).
3.
Roteiro
3.1 – Os
percursos da prova passam por todo tipo de via, como estradas de terra, trilhas
e estradas municipais. Alguns trechos estarão asfaltados. Em todo o percurso
prevalecerá as leis de trânsito vigentes.
3.2 –
Sempre que possível, a organização incluirá trechos de “single-track” nos
percursos.
3.3 – Os
percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas deverão andar
sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito.
3.4 – Os
percursos serão demarcados com cal, fitas, placas e contarão com pessoas de
apoio ao longo do trajeto.
3.5 – Em
cada prova, as categorias serão divididas em dois percursos, a saber:
3.5.1 - PRO
– destinadas a atletas profissionais e amadores com grande experiência.
3.5.2 –
SPORT – destinadas aos atletas amadores com grau de dificuldade menor.
3.5.3 – PRO DUPLA destinadas a atletas profissionais e
amadores com grande experiência.
3.5.4 – SPORT DUPLA destinadas aos atletas amadores com grau
de dificuldade menor.
3.5.5 – FUN SOLO – destinado a
iniciantes que pretendem encarar o percurso como um passeio, recebendo medalha
de conclusão. Sem premiação.
3.6 – A
altimetria de cada prova bem como uma descrição mais detalhada de cada percurso
estarão disponíveis na pagina oficial do evento.
3.7 – Por
se tratar de estradas públicas municipais e estaduais, os percursos estarão
constantemente disponíveis para reconhecimentos. Exceções poderão ocorrer caso
existam trechos que passem por propriedades particulares. O Real MTB informará
no site oficial do evento uma data e horário específico para o reconhecimento
dos percursos de cada etapa contando com o apoio da organização.
4.
Cortes
A
organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de
acordo com a programação da prova. Os bikers que ainda estiverem no percurso
deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos
até a chegada pelos veículos da organização. Os atletas que chegarem após o
corte, não terão o seu tempo de prova divulgado.
5.
Equipamentos
5.1 – Não
será permitido o uso de bicicletas que não sejam da modalidade mountain bike.
Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra.
5.2 – É
proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias durante a
prova, acarretando em desclassificação sumária.
5.3 – O
atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja
presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um atleta
separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
5.4 – É
obrigatório o uso de capacete afivelado. Recomenda-se portar dinheiro, telefone
celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.
5.5 –
Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens importantes em qualquer
bike.
5.6 – A
organização reserva-se ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório
que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a prever algum
risco de acidente ao atleta.
5.7 – A
ORGANIZAÇÃO SERÁ RIGOROSA NA VISTORIA DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA.
6.
Categorias
6.1 – As
categorias são divididas na seguinte forma:
GERAL – 3 PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA MODALIDADE FEMININO E
MASCULINO (PRO E SPORT)
SUB 25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
PRO
MASCULINO
SUB 25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
PRO FEMININO
SUB
25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
SPORT
MASCULINO
SUB
25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
SPORT FEMININO
SUB
25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
DUPLA MISTA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
DUPLA MASCULINA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
DUPLA FEMININA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
7.
Classificação
7.1 – Todas
as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O tempo
se inicia no corredor de largada promocional e finaliza após a passagem pelo
funil de chegada.
7.2 – Os
atletas que competirem na categoria duplas deverão pedalar o tempo todo juntos,
com uma distância inferior a 20 segundos entre eles. Nas categorias Duplas será
automaticamente desclassificada a equipe que cruzar a cronometragem separada.
7.3 - A
divulgação dos primeiros colocados será anunciada momentos após a chegada dos
primeiros atletas de cada categoria.
7.4 –
Recursos serão aceitos durante a prova ou até 30 minutos após a divulgação do
resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização
e divulgado como oficial.
7.5 –
Somente serão aceitos recursos por escrito.
7.6 – As
classificações finais e os tempos de todos os atletas serão informados no
máximo em 48 horas após o evento no site oficial da prova.
8.
Inscrições
8.1 – As
inscrições serão realizadas através das instruções contidas no site WWW.minhasinscricoes.com.br e na pagina do facebook.com/realmtbcunha.
8.2 – Ao se inscrever na
prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste
Regulamento e do Termo de Responsabilidade.
8.3 – As
inscrições são individuais E ÚNICA NOS CASOS DE DUPLA e válidas para uma etapa.
8.4 – Não será devolvido
em hipótese alguma o valor pago pela inscrição.
8.5 –
A organização poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos, elevar
ou limitar o número de inscrições, em função das necessidades, disponibilidade
técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
8.6 – NÃO
SERA POSSÍVEL A troca de categorias, assim como qualquer alteração na inscrição.
9.
Seguro
Todos os
participantes estarão cobertos pelo seguro durante a competição.
Importante:
Para que o seguro seja utilizado corretamente, não esquecer de informar o CPF
na ficha de inscrição.
10.
Entrega de kits
10.1 – Os
kits serão entregues na arena do evento no dia que antecede a prova, 18 de
Julho das 14 às 18hs.
10.2 – O
kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito, mediante apresentação de
documento de identidade e recibo de pagamento.
10.3 – O
conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão aceitas
reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.
10.4 – Os
kits de cada prova serão compostos pelo numeral e sistema de fixação da bike.
Demais itens poderão ser acrescentados ao kit e dependem de apoios e
patrocinadores da prova.
10.5 – Cada
atleta deverá instalar o numeral em local visível na parte frontal da bike,
devendo permanecer até o final da prova. O atleta deverá cruzar o pórtico de
chegada com sua placa de identificação. Caso o atleta não esteja portando a
placa de identificação, será automaticamente desclassificado.
10.6 – O
atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por este
regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.
11.
Vistoria
11.1 – Para
acessar o corredor de largada o atleta deverá passar pela tenda de vistoria
onde serão verificados os equipamentos de segurança.
11.2 – A
vistoria será iniciada às 07 hs.
11.3 – Uma vez
a bike tendo passado pela tenda de vistoria e adentrando o corredor de largada,
não mais poderá ser retirada do local, acarretando a desclassificação do atleta
que o fizer.
12.
Largada
12.1 – As
categorias largarão JUNTAS de acordo com a programação de cada etapa no
corredor de largada.
12.2 – A largada está
prevista para as 07:00 podendo haver a segunda largada dependendo do volume de
atleta.
12.3 – Após a largada haverá um deslocamento promocional com
as motos batedores. Durante este percurso os atletas deverão permanecer atrás
das motos batedores.
13.
Chegada
13.1 –
Neste local haverá um afunilamento da pista com utilização de gradis / cones e
uma placa com a palavra “CHEGADA”. Poderá haver também uma linha demarcada no
solo com a palavra “CHEGADA”. Após esse ponto não será permitida
ultrapassagens, e a critério dos fiscais poderá ser necessária a parada dos
atletas para o cadastramento da ordem de chegada.
13.2 – Os
atletas que competirem na categoria duplas somente terão seu tempo registrado
se chegarem no funil de cronometragem juntos.
13.3 – o
atleta deverá estar com sua placa de identificação na chegada. Se estiver sem a
placa de identificação, não terá seu tempo registrado e estará automaticamente
desclassificado.
14.
Premiação
Da etapa:
14.1 –
Serão premiados com troféus os TRES primeiros colocados NO GERAL das CATEGORIAS
PRO, SPORT e DUPLAS E OS TRES PRIMEIROS COLOCADOS POR IDADE NAS CATEGORIAS PRO,
SPORT.
14.2 –
Serão premiados com medalhas personalizadas todos os atletas que concluírem a
prova.
14.3 – Para
subir no pódium os atletas deverão estar uniformizados.
15.
Penalizações
15.1 – Será
penalizado com perda de direito de premiação e desclassificação da prova o
atleta que:
Jogar lixo
de qualquer espécie na mata ou em área pública;
Pedalar sem
capacete durante a prova;
Pedalar sem
o numeral de identificação da bike;
Pedalar sem
camisa;
Prestar
informações erradas ou falsas na ficha de inscrição;
Realizar
manobras desleais contra outro atleta;
Trocar de
bicicleta ou atleta;
Pegar
carona com quaisquer veículos como motos batedores, veículos de apoio da prova
ou da equipe, etc.
Ser
acompanhado por terceiros não inscritos/veículos particulares de apoio, ao
longo do percurso;
Cortar
caminho não passando pelo trajeto demarcado para sua categoria;
Prejudicar
o trabalho dos organizadores e “staffs” durante a prova;
Passar pelo
pórtico de cronometragem sem a sua placa de identificação.
Casos
omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.
16.
Apoio
16.1 – A
organização do Real MTB conta com uma equipe de pessoas denominadas “Staffs”
que estarão identificadas com camisetas personalizadas. Os staffs darão apoio
aos atletas desde a largada até a chegada dos mesmos em todos os percursos da
prova.
16.2 – Os
“staffs” orientarão os atletas nos pontos específicos, sinalizarão os veículos
sobre a presença dos atletas e servirão também como fiscalizadores durante a
prova para se fazer cumprir os termos deste regulamento.
16.3 – A
organização indicará junto à entrega dos kits e/ou no site oficial da prova os
pontos oficiais de apoio particular para os atletas, onde será permitida a
manutenção técnica.
16.4 – Os
locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum comprometimento
para a segurança dos atletas.
16.5 –
Apoio particular fora da área delimitada pela organização levará a
desclassificação do atleta.
16.6 –
Todos os atletas deverão ser auto-suficientes e serão eles mesmos os
responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso de
utilização de veículos de apoio.
16.7 – Ao
longo dos percursos haverá postos de hidratação de água.
16.8 – A
localização dos postos de água será divulgada no site oficial da prova e
preferencialmente instalados em pontos de final de subidas para permitir
atender ao maior número de atletas.
17.
Segurança
17.1 –
Motos batedores conduzirão os primeiros colocados da cada categoria e
trafegarão pelos percursos constantemente para acompanhamento dos pelotões.
17.2 – Em
caso de acidentes, mal-estar, ou qualquer ocorrência que impeça a continuidade
do atleta na prova, o pronto atendimento será realizado pela organização.
17.3 –
Haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância de
emergência para remoção e o atendimento médico tanto de emergência como de
continuidade será efetuado na REDE PÚBLICA.
17.4 – O
atleta ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema
de atendimento eximindo a Organização de qualquer responsabilidade, desde a
remoção/ transferência até seu atendimento.
17.5 – Em
caso de emergência, se possível, o atleta deverá chamar a atenção dos veículos
oficiais de apoio e motos batedores que freqüentemente estarão passando pelos
trechos do percurso.
17.6 –
Trechos mais perigosos serão devidamente sinalizados para prevenir acidentes.
17.7 – A
prova será realizada sem restrição ao trânsito de veículos em pista
compartilhada, não sendo fechada, devendo o atleta manter sempre a direita da
pista e obedecer às leis de trânsito.
17.8 –
Condições metrológicas poderão interferir no trajeto dos percursos provocando
alterações. Caso isso ocorra, os atletas serão comunicados no dia do evento,
antes da largada.
18.
Responsabilidades
18.1 –
Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação
médica para realização da prova.
18.2 – É de
responsabilidade de a cada participante ter um convênio médico para a
assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da
organização que trabalham no evento prestarão os primeiros socorros e
encaminharão o acidentado para um hospital mais próximo, conforme item 16.3. A
partir daí termina a responsabilidade da organização. Todas as despesas
médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado.
18.3 – A
organização, bem como seus patrocinadores, parceiros e apoiadores não se
responsabilizam por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob
responsabilidade dos staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento,
independente de qual for o motivo.
18.4 – Ao
participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e
concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio,
jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação
para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem
acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer
renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de
comunicação em qualquer tempo/data.
18.5 –
Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos
organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um
profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos
organizadores da prova por escrito.
18.6 – Em
caso de cancelamento da prova por motivos de força maior ( morte, acidente,
condições metrológicas, etc.) os organizadores estarão isentos de qualquer tipo
de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.
19.
Adendos
19.1 – A
organização poderá a seu critério ou conforme as necessidades do evento,
incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente. Neste caso,
informará no site oficial do evento as alterações realizadas.
19.2 – As
dúvidas ou omissões deste regulamento serão analisadas e julgadas pela Comissão
Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.
20.
Termo de Responsabilidade
Eu,
“identificado na ficha de inscrição”, no perfeito uso de minhas faculdades,
DECLARO para os devidos fins de direito que:
Estou
ciente de que se trata de uma competição de ciclismo em estradas de terra,
cascalhos e asfalto com o trânsito liberado para outros veículos;
Estou em
plenas condições físicas e psicológicas de participar desta PROVA e estou
ciente de que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de praticar
atividades físicas;
Assumo por
minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas
conseqüências pela participação nesta prova ( que incluem possibilidade de
invalidez e morte ), isentando a Comissão Organizadora, apoiadores, parceiros e
patrocinadores DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos
materiais, morais ou físicos, que porventura venha a sofrer.
Paraty, 10 de Fevereiro de 2020