- Os percursos da prova passam por todo tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão asfaltados. Em todo o percurso prevalecerá as leis de trânsito vigentes. Sempre que possível, a organização incluirá trechos de single-track nos percursos.Os percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas deverão andar sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito.Os percursos serão demarcados com cal, fitas, placas e contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto.
- Em cada prova, as categorias serão divididas em dois percursos, a saber: - PRO (50 km) - destinadas a atletas profissionais e amadores com grande experiência. - PRO DUPLA destinadas a atletas profissionais e amadores com grande experiência. - SPORT DUPLA destinadas aos atletas amadores com grau de dificuldade menor. - FUN SOLO (18km) destinadas aos atletas como forma de passeio sem direito a premiação. |
Cunha - SP
22 de Agosto de 2021
07h00
REGULAMENTO REAL MTB
1.1 – A Real MTB é um evento que será realizado no dia 22 de
agosto de 2021, na cidade de Cunha SP e terá como base o seu regulamento
oficial descrito a seguir.
1.2 – A Real MTB será realizada em locais, datas e horários a serem definidos e
divulgados no site WWW.MINHASINCRICOES.COM.BR, na
página do FACEBOOK/REALMTBCUNHA e Instagram @moveeventos.
1.3 – Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores.
1.4 – Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da prova com
autorização por escrito do pai ou de um representante legal.
1.5 – A comissão organizadora é responsável por fazer cumprir as datas e
disposições deste regulamento e justificar as alterações quando cabíveis. A
comissão poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos
públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos
participantes.
1.6 – A organização da Real MTB terá o direito de alterar os percursos das
provas a qualquer momento e a seu critério, sem aviso prévio, para preservar a
segurança e integridade física dos atletas.
1.7 – A organização da Real MTB será rigorosamente intransigente na obediência
do presente Regulamento por todos os participantes e de forma alguma permitirão
qualquer conduta anti-desportiva ou infração constantes no item Penalizações
deste Regulamento. Todos os atletas inscritos bem como as equipes de apoio,
estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão
organizadora, staffs e autoridades policiais.
1.8 – A organização disponibiliza uma pagina oficial para o evento, a saber: https://www.facebook.com/realmtbcunha e
www.realmtb.com.br.
2. Tipo de prova – Prova
desportiva disputada no estilo Mountain Bike – Maratona XC (Resistência).
3. Roteiro
3.1 – Os percursos da prova passam por todo tipo de via, como
estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão
asfaltados. Em todo o percurso prevalecerá as leis de trânsito vigentes.
3.2 – Sempre que possível, a organização incluirá trechos de “single-track” nos
percursos.
3.3 – Os percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas
deverão andar sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito.
3.4 – Os percursos serão demarcados com cal, fitas, placas e contarão com
pessoas de apoio ao longo do trajeto.
3.5 – Em cada prova, as categorias serão divididas em dois percursos, a saber:
3.5.1 – PRO (50 km) – destinadas a atletas profissionais e amadores com
grande experiência.
3.5.2 – SPORT (36km) – destinadas aos atletas amadores com grau de
dificuldade menor.
3.5.3 – PRO DUPLA destinadas a atletas profissionais e amadores
com grande experiência.
3.5.4 – SPORT DUPLA destinadas aos atletas amadores com grau de
dificuldade menor.
3.5.6 – FUN SOLO (18km) destinadas aos atletas como forma
de passeio sem direito a premiação.
3.6 – A altimetria de cada prova bem como uma descrição mais
detalhada de cada percurso estarão disponíveis na página oficial do evento.
3.7 – Por se tratar de estradas públicas municipais e estaduais, os percursos
estarão constantemente disponíveis para reconhecimentos. Exceções poderão
ocorrer caso existam trechos que passem por propriedades particulares. A Real
MTB informará no site oficial do evento uma data e horário específico para o
reconhecimento dos percursos de cada etapa contando com o apoio da organização.
4. Cortes: A organização, por
motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a
programação da prova. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão
obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos até a
chegada pelos veículos da organização. Os atletas que chegarem após o corte,
não terão o seu tempo de prova divulgado.
5. Equipamentos
5.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam da
modalidade mountain bike. Os pneus devem ser adequados para andar em percursos
de terra.
5.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias durante
a prova, acarretando em desclassificação sumária.
5.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta
esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um
atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da
prova.
5.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado. Recomenda-se portar dinheiro,
telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.
5.5 – Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens importantes em
qualquer bike.
5.6 – A organização reserva-se ao direito de vetar qualquer equipamento ou
acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a
prever algum risco de acidente ao atleta.
5.7 – A ORGANIZAÇÃO SERÁ RIGOROSA NA VISTORIA DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA.
6. Categorias
6.1 – As categorias são divididas na seguinte forma:
PNE (portador de necessidade especial) Geral –
3 PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA MODALIDADE FEMININO E MASCULINO (PRO E
SPORT)
GERAL – 3 PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA MODALIDADE FEMININO E
PRO MASCULINO / FEMININO
SUB 25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
SPORT MASCULINO / FEMININO
SUB 25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
DUPLA MISTA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
DUPLA MASCULINA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
DUPLA FEMININA
CLASSIFICAÇÃO GERAL ATE O 3º GERAL (INDEPENDENTE DA IDADE)
7. Classificação
7.1 – Todas as categorias serão classificadas de acordo com o
menor tempo de prova. O tempo se inicia no corredor de largada promocional e
finaliza após a passagem pelo funil de chegada.
7.2 – Os atletas que competirem na categoria duplas deverão pedalar o tempo
todo juntos, com uma distância inferior a 20 segundos entre eles. Nas
categorias Duplas será automaticamente desclassificada a equipe que cruzar a
cronometragem separada.
7.3 – A divulgação dos primeiros colocados será anunciada momentos após a
chegada dos primeiros atletas de cada categoria.
7.4 – Recursos serão aceitos durante a prova ou até 30 minutos após a
divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado
pela organização e divulgado como oficial.
7.5 – Somente serão aceitos recursos por escrito.
7.6 – As classificações finais e os tempos de todos os atletas serão informados
no máximo em 48 horas após o evento no site oficial da prova.
8. Inscrições
8.1 – As inscrições serão realizadas através das instruções
contidas nos site, www.minhasinscricoes.com.br e
na página do facebook.com/realmtbcunha.
8.2 – Ao se inscrever na prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento
de todos os termos deste Regulamento e do Termo de Responsabilidade.
8.3 – As inscrições são individuais E ÚNICA NOS CASOS DE DUPLA e válidas para
uma etapa.
8.4 – Não será devolvido em hipótese alguma o valor pago pela
inscrição.
8.5 – A organização poderá, a qualquer momento, suspender ou
prorrogar prazos, elevar ou limitar o número de inscrições, em função das
necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso
prévio.
8.6 – NÃO SERÁ POSSÍVEL A troca de categorias, assim como qualquer alteração na
inscrição.
9. Seguro
Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro durante a
competição.
Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente, não esquecer de
informar o CPF na ficha de inscrição.
10. Entrega de kits
10.1 – Local e Horário de retirada de Kit à definir.
10.2 – O kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito,
mediante apresentação de documento de identidade e recibo de pagamento.
10.3 – O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão
aceitas reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.
10.4 – Os kits de cada prova serão compostos pelo numeral, camiseta e sistema
de fixação da bike. Demais itens poderão ser acrescentados ao kit e dependem de
apoios e patrocinadores da prova.
10.5 – Cada atleta deverá instalar o numeral em local visível na parte frontal
da bike, devendo permanecer até o final da prova.O atleta deverá cruzar o
pórtico de chegada com sua placa de identificação. Caso o atleta não esteja
portando a placa de identificação, será automaticamente desclassificado.
10.6 – O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por
este regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao
kit.
11. Vistoria
11.1 – Para acessar o corredor de largada o atleta deverá passar
pela tenda de vistoria onde serão verificados os equipamentos de segurança.
11.2 – A vistoria será iniciada às 07 hs.
11.3 – Uma vez a bike tendo passado pela tenda de vistoria e adentrando o
corredor de largada, não mais poderá ser retirada do local, acarretando a
desclassificação do atleta que o fizer.
12. Largada
12.1 – As categorias largarão JUNTAS de acordo com a programação
de cada etapa no corredor de largada.
2. 2 – A largada está prevista
para as 08:00hs.
12.3 – Após a largada haverá um deslocamento promocional com as
motos batedores. Durante este percurso os atletas deverão permanecer atrás das
motos batedores.
13. Chegada
13.1 – Neste local haverá um afunilamento da pista com
utilização de gradis / cones e uma placa com a palavra “CHEGADA”. Poderá haver
também uma linha demarcada no solo com a palavra “CHEGADA”. Após esse ponto não
será permitida ultrapassagens, e a critério dos fiscais poderá ser necessária a
parada dos atletas para o cadastramento da ordem de chegada.
13.2 – Os atletas que competirem na categoria duplas somente terão seu tempo
registrado se chegarem no funil de cronometragem juntos.
13.3 – o atleta deverá estar com sua placa de identificação na
chegada. Se estiver sem a placa de identificação, não terá seu tempo registrado
e estará automaticamente desclassificado.
14. Premiação
Da etapa:
14.1 – Serão premiados com troféus os TRÊS primeiros colocados NO GERAL das
CATEGORIAS PRO, SPORT e DUPLAS E OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS POR IDADE NAS
CATEGORIAS PRO, SPORT.
14.2 – Serão premiados com medalhas personalizadas todos os atletas que
concluírem a prova, inclusive a modalidade FUN.
14.3 – Na categoria FUN, não haverá premiação com troféu,
apenas medalha.
14.4 – Para subir no pódium os atletas deverão estar uniformizados. O atleta
que estiver descalço ou sem camisa, não receberá o troféu.
15. Penalizações
15.1 – Será penalizado com perda de direito de premiação e
desclassificação da prova o atleta que:
Jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em área pública;
Pedalar sem capacete durante a prova;
Pedalar sem o numeral de identificação da bike;
Pedalar sem camisa;
Prestar informações erradas ou falsas na ficha de inscrição;
Realizar manobras desleais contra outro atleta;
Trocar de bicicleta ou atleta;
Pegar carona com quaisquer veículos como motos batedores, veículos de apoio da
prova ou da equipe, etc.
Ser acompanhado por terceiros não inscritos/veículos particulares de apoio, ao
longo do percurso;
Cortar caminho não passando pelo trajeto demarcado para sua categoria;
Prejudicar o trabalho dos organizadores e “staffs” durante a prova;
Passar pelo pórtico de cronometragem sem a sua placa de identificação.
Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.
16. Apoio
16.1 – A organização da Real MTB conta com uma equipe de pessoas
denominadas “Staffs” que estarão identificadas com camisetas personalizadas. Os
staffs darão apoio aos atletas desde a largada até a chegada dos mesmos em
todos os percursos da prova.
16.2 – Os “staffs” orientarão os atletas nos pontos específicos, sinalizarão os
veículos sobre a presença dos atletas e servirão também como fiscalizadores
durante a prova para se fazer cumprir os termos deste regulamento.
16.3 – A organização indicará junto à entrega dos kits e/ou no site oficial da
prova os pontos oficiais de apoio particular para os atletas, onde será
permitida a manutenção técnica.
16.4 – Os locais de apoio particular poderão ser anulados caso haja algum
comprometimento para a segurança dos atletas.
16.5 – Apoio particular fora da área delimitada pela organização levará a
desclassificação do atleta.
16.6 – Todos os atletas deverão ser auto-suficientes e serão eles mesmos os
responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso de
utilização de veículos de apoio.
16.7 – Ao longo dos percursos haverá postos de hidratação de água.
16.8 – A localização dos postos de água será divulgada no site oficial da prova
e preferencialmente instalados em pontos de final de subidas para permitir
atender ao maior número de atletas.
17. Segurança
17.1 – Motos batedores conduzirão os primeiros colocados da cada
categoria e trafegarão pelos percursos constantemente para acompanhamento dos
pelotões.
17.2 – Em caso de acidentes, mal-estar, ou qualquer ocorrência que impeça a
continuidade do atleta na prova, o pronto atendimento será realizado pela
organização.
17.3 – Haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de
ambulância de emergência para remoção e o atendimento médico tanto de
emergência como de continuidade será efetuado na REDE PÚBLICA.
17.4 – O atleta ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro
sistema de atendimento eximindo a Organização de qualquer responsabilidade,
desde a remoção/ transferência até seu atendimento.
17.5 – Em caso de emergência, se possível, o atleta deverá chamar a atenção dos
veículos oficiais de apoio e motos batedores que freqüentemente estarão
passando pelos trechos do percurso.
17.6 – Trechos mais perigosos serão devidamente sinalizados para prevenir
acidentes.
17.7 – A prova será realizada sem restrição ao trânsito de veículos em pista
compartilhada, não sendo fechada, devendo o atleta manter sempre a direita da
pista e obedecer às leis de trânsito.
17.8 – Condições metrológicas poderão interferir no trajeto dos percursos
provocando alterações. Caso isso ocorra, os atletas serão comunicados no dia do
evento, antes da largada.
18. Responsabilidades
18.1 – Todos os atletas participantes deverão estar em dia com
rigorosa avaliação médica para realização da prova.
18.2 – É de responsabilidade de a cada participante ter um convênio médico para
a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio
da organização que trabalham no evento prestarão os primeiros socorros e
encaminharão o acidentado para um hospital mais próximo, conforme item 16.3. A
partir daí termina a responsabilidade da organização. Todas as despesas
médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado.
18.3 – A organização, bem como seus patrocinadores, parceiros e apoiadores não
se responsabilizam por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob
responsabilidade dos staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento,
independente de qual for o motivo.
18.4 – Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente
aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes,
rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de
comunicação para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à
prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento
de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores
ou meios de comunicação em qualquer tempo/data.
18.5 – Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos
organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um
profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos
organizadores da prova por escrito.
18.6 – Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (acidente,
condições metrológicas, etc.) os organizadores estarão isentos de qualquer tipo
de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.
19. Adendos
19.1 – A organização poderá a seu critério ou conforme as
necessidades do evento, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente.
Neste caso, informará no site oficial do evento as alterações realizadas.
19.2 – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão analisadas e julgadas
pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas
decisões.
20. Termo de Responsabilidade
Eu, “identificado na ficha de inscrição”, no perfeito uso de
minhas faculdades, DECLARO para os devidos fins de direito que:
Estou ciente de que se trata de uma competição de ciclismo em estradas de
terra, cascalhos e asfalto com o trânsito liberado para outros veículos;
Estou em plenas condições físicas e psicológicas de participar desta PROVA e
estou ciente de que não existe nenhuma recomendação médica que me impeça de
praticar atividades físicas;
Assumo por minha livre e espontânea vontade, todos os riscos envolvidos e suas consequências
pela participação nesta prova ( que incluem possibilidade de invalidez e morte
), isentando a Comissão Organizadora, apoiadores, parceiros e patrocinadores DE
TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou
físicos, que porventura venha a sofrer.
Cunha 01 de Fevereiro de 2021.