Para mais informações sobre a prova acesse o regulamento.
CORRIDA DO TURISMO DE FOZ DO IGUAÇU
REGULAMENTO GERAL
Virtual e Presencial
ITEM 1 - DESCRIÇÃO
A CORRIDA TURÍSTICA DE FOZ DO IGUAÇU é uma prova esportiva, que tem como objetivo principal a prática esportiva com intuito de evidenciar os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.
A cada edição será escolhido uma temática para o evento. Em 2022 o tema é “A maior Geradora de Energia Limpa e Renovável do Planeta”.
ITEM 2 - DAS MODALIDADES
Poderão participar da corrida atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial da prova, a partir de 12 anos, desde que acompanhado por um acompanhante adulto. A partir dos 16 anos poderá inscrever-se sem a presença de acompanhante.
As provas serão disputadas em duas modalidades:
• Corrida de - 10 km individual
• Caminhada – 5 km individual
ITEM 3 - DAS CATEGORIAS
As categorias serão divididas pelo sexo do(a) participante, com a prova podendo ser disputada de forma individual geral e individual categoria turismo.
Feminino
• Individual Feminino Geral 10km: De 18 a 80 anos
• Individual Feminino Categoria Turística 10km: De 18 a 80 anos
• PCD (Pessoas com Deficiência)
• Individual Feminino por Categoria de Idade
Masculino
• Individual Masculino Geral: 10km: De 18 a 80 anos
• Individual Masculino Categoria Turística: 10km: De 18 a 80 anos
• PCD (Pessoas com Deficiência)
• Individual Masculino por Categoria de Idade
ITEM 4 - DA DATA DO EVENTO
A CORRIDA TURÍSTICA DE FOZ DO IGUAÇU será realizada no domingo, dia 06 de novembro de 2022.
ITEM 5 - DA PROGRAMAÇÃO
5h Início atividades organizacionais
07h30 Largada da Corrida 10km e na sequência da caminhada
09h00h Início das Premiações
ITEM 6 - DA PRESENÇA NO LOCAL DO EVENTO
Os atletas deverão se apresentar com pelo menos 60 minutos de antecedência (ou seja, às 6h30) no portão de entrada da Itaipu Binacional para serem encaminhados para o local da largada, quando serão repassadas as instruções finais.
ITEM 7 - DA LARGADA
A categoria 10 km corrida e 5km de caminhada largará em frente ao Mirante da Barragem da Itaipu Binacional.
ITEM 8 - DO PERCURSO
A extensão do percurso será de acordo com a modalidade da prova. Descrição do percurso a ser percorrido:
• Corrida: O percurso total de 10 km inicia-se em frente ao Vertedouro da Usina, percorrendo a Itaipu Binacional.
ITEM 9 - DA CHEGADA
A Corrida chegará no local de largada, em frente ao Vertedouro da Itaipu Binacional.
ITEM 10- DA DURAÇÃO
A prova terá a duração máxima de 02 horas.
ITEM 11 - DO TRAJETO
Será sinalizado meia pista, cabendo aos atletas manterem-se SEMPRE do lado DIREITO da pista.
ITEM 12 - DA INSCRIÇÃO
As inscrições podem ser feitas à partir do dia 01 de setembro até 04 de novembro, ou enquanto houver disponibilidade de vagas.
De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo, a idade
MÍNIMA para atletas se inscreverem e participarem de corridas de rua é de 16 (dezesseis) anos, com as seguintes restrições:
I - Atletas com 16 e 17 anos de idade NÃO podem participar de provas com percurso igual ou superior a 10 km;
II - A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para os efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias é a que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizada a prova;
III - Os atletas menores de 12 a 16 anos somente poderão participar da corrida apresentando obrigatoriamente autorização por escrito com firma reconhecida do pai/mãe ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade que será retido pela Comissão Organizadora no ato da inscrição. Para esses realizar a inscrição pelo WhatsApp: (45) 99916-7578.
IV - No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento assinalando a opção apresentada na ficha de inscrição, o participante aceitará todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE, parte integrante deste regulamento.
V - A inscrição na 2ª CORRIDA DO TURISMO é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar os organizadores do evento, formalmente e por escrito, será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.
A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.
O dinheiro da inscrição não será devolvido caso o participante desista da prova, ou por nenhuma outra hipótese.
ITEM 13 - DAS FORMAS DE INSCRIÇÃO
As inscrições podem ser feitas das seguintes formas:
1. Via Internet:
No website: www.minhasinscrições.com.br.
2. Via Whatsapp:
No website: (45) 99916-7578
ITEM 14 – DO VALOR DE INSCRIÇÃO
Os valores referentes às inscrições serão os seguintes:
Primeiro Lote PÚBLICO GERAL (camisa, bolsa e número de peito/chip descartável) no valor de R$89,00 (oitenta e nove reais). Segundo Lote no valor R$ 99,00 (noventa e nove reais).
Primeiro Lote PÚBLICO GERAL IDOSO e PCD (camisa, bolsa e número de peito/chip descartável) no valor de R$45,00 (quarenta e cinco centavos) para esses realizar a inscrição pelo WhatsApp: (45) 99916-7578. Segundo Lote no valor R$ 50,00 (cinquenta reais).
Parágrafo Único. As inscrições pela internet serão encerradas no dia 04 de novembro de 2022 ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico de 1000 (mil) participantes.
Primeiro Lote: inscrições realizadas de 01 de setembro à 15 de outubro de 2022.
ITEM 15 - DO NÚMERO DE INSCRITOS
As vagas serão limitadas a 1000 participantes
ITEM 16 - DO KIT DO ATLETA
Cada participante inscrito em qualquer uma das categorias terá direito a um Kit do Atleta que contém:
1. Itens para uso obrigatório na prova:
• Uma camiseta de tecido poliamida,
• Uma bolsa;
• Um número de peito; • Um chip.
ITEM 17 - DA ENTREGA DO KIT DO ATLETA
O Kit do Atleta será entregue mediante comprovação de pagamento da inscrição e de um documento de identidade com foto, podendo ser Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Passaporte, desde que o documento apresentado esteja com seu prazo de vigência válido. A entrega dos kits será nossa dias 28 e 29/10/2022, das 08h às 16h, em local a ser divulgado e no dia 05/11/12, das 08 às 13h para casos específicos que não tenham conseguido retirar anteriormente os kits. O (a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit. Não serão entregues kits de corrida após o encerramento desse prazo.
A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação de autorização especifica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito. No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de peito.
O (a) atleta não poderá alegar impossibilidade de correr no evento caso não tenha camiseta em tamanho que sirva. O (a) atleta está autorizado a correr com sua própria camiseta.
Para os participantes do evento Virtual a entrega do kit será feita pelos correios ou empresa de entrega para todo o Brasil com cobrança de frete único à parte, que deverá ser adicionado ao ato da inscrição. Os kits serão entregues a partir do dia 07 de novembro de 2022. Colocado na transportadora, a organizadora não fica responsável em ressarcir os kits, em caso da empresa transportadora seja objeto de furto ou roubo. Caso o endereço fornecido não seja encontrado, o kit retornará ao endereço do remetente para um novo envio e será cobrado outro frete.
ITEM 18 – DO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM e ENTREGA DO CHIP
O tempo de todos os corredores que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas as normas previstas neste regulamento. O critério adotado para a classificação será o do tempo bruto. O participante que não retirar o chip na data e horários estipulados ficará impedido de participar da prova. O uso do chip e número de peito é obrigatório, acarretando na desclassificação do (a) atleta quando se observar por algum fiscal a falta do uso do chip e/ou número de peito.
ITEM 19 - DO NÚMERO DE INSCRIÇÃO
Entregue junto com o Kit do Atleta, o número de inscrição deverá ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alteração, durante toda a prova. Esse número dará direito às medalhas e ao kit pós-corrida que será entregue aos participantes.
ITEM 20 - DA CONCLUSÃO DA PROVA
A conclusão da prova se dará quando o atleta cruzar a linda de chegada, e dará direito a:
• Um kit pós prova.
• Uma medalha de participação personalizada com a tematização do atrativo turístico.
ITEM 21 - DOS VENCEDORES
As colocações serão definidas por ordem de chegada dos participantes.
ITEM 22 - DA PREMIAÇÃO
A premiação da 2.ª CORRIDA TURÍSTICA DE FOZ DO IGUAÇU será assim distribuída:
Os 3 (três) primeiros colocados na CLASSIFICAÇÃO GERAL (por tempo BRUTO), feminino e masculino, na prova de 10km serão premiados com troféus;
Os 3 (três) primeiros colocados na CLASSIFICAÇÃO TURÍSTICA (por tempo BRUTO), feminino e masculino, na prova de 10km serão premiados com troféus;
Os 3 (três) primeiros colocados PCDS (independente da Deficiência, por tempo BRUTO), feminino e masculino, na prova de 10km serão premiados com troféus;
Os (as) primeiros (as) colocados (as) for FAIXA ETÁRIA, por tempo bruto na prova de 10km, conforme explicitado na seqüência:
• 12 até 20 anos
• 21 anos até 30 anos
• 31 anos até 40 anos
• 41 anos até 50 anos
• 51 anos até 60 anos • Acima de 60 anos.
Todos os (as) atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de participação. Não serão entregues medalhas e brindes pós-prova (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova. Para receber a medalha é obrigatório que o (a) atleta esteja portando o número de peito. Só será entregue 1 (uma) medalha por atleta.
ITEM 23 - DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE
Ao se inscrever, o atleta atesta que está em perfeito estado físico e mental para participar da prova, e a direção da prova não se responsabiliza por qualquer incidente envolvendo a condição física do atleta, que afirmou através de sua inscrição estar apto fisicamente para disputar a prova.
ITEM 24 - DA DESCLASSIFICAÇÃO
São atos passíveis de classificação:
• Desrespeitar ou desacatar algum membro da organização ou qualquer outro participante e ou membro da plateia.
• Ser auxiliado de forma a acelerar a conclusão do trajeto do candidato.
• Sair da área definida do percurso, e/ou desobedecer a orientação dos fiscais. • Omitir ou adulterar qualquer dado fornecido à organização do evento.
• Que durante o trajeto ou na concentração na Rua do Semeador seja flagrado
• Usar substâncias não legais para aumentar seu desempenho na prova. Mas caso aja alguma denúncia, o atleta só será desclassificado após conclusão de teste laboratorial.
• Qualquer outra eventualidade que a comissão organizadora achar passível de desclassificação.
§1 O atleta desclassificado ficará automaticamente suspenso pelas duas próximas etapas da prova.
ITEM 25 - DISPOSIÇÕES GERAIS
§1 No ato da inscrição, o atleta se declara ciente e que concorda com as condições estipuladas neste regulamento.
§2 Ao disputar da Prova, o atleta assume a responsabilidade pelos dados fornecidos, participando por livre e espontânea vontade.
§3 Ao longo do percurso haverá três postos de hidratação com água.
§4 Banheiros e guarda-volumes: serão instalados no local de largada e chegada da corrida.
§5 Opções de camiseta: Baby look P M e G, tradicional P, M, G e GG, em quantidades limitadas, estando sujeito à alteração, de acordo com a disponibilidade e ordem de retirada de kit.
§6 O candidato é responsável por qualquer despesa necessária à sua participação no evento.
§7 A ORGANIZAÇÃO não se responsabilizará por qualquer objeto e equipamento nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que, porventura, os atletas venham a sofrer durante a participação no evento.
§8 A segurança da prova será mantida pela ORGANIZAÇÃO através do apoio dos órgãos competentes que deverão orientar os participantes, com o auxílio também de sinalização adequada no decorrer do trajeto da prova.
§9 A ORGANIZAÇÃO da prova disponibilizará ambulâncias para atendimento emergencial durante o evento. Se, porventura, o atleta necessitar de atendimento hospitalar, as despesas referentes a este atendimento correrão por conta do atleta, não cabendo nenhum ônus à ORGANIZAÇÃO.
§10 A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, alterar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
§11 A ORGANIZAÇÃO poderá suspender a prova por qualquer questão que ponha em risco a segurança, como atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.
§12 A ORGANIZAÇÃO poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do EVENTO, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente.
§13 O direito de utilizar e comercializar as fotos e filmagens oficiais da corrida reserva-se à ORGANIZAÇÃO do evento.
§14 O (a) atleta que se inscrever e/ou participar da corrida estará incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada em fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à corrida, sem acarretar nenhum ônus aos realizadores e organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/ data, assim como: estaff, organizadores e público em geral – cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para a ORGANIZAÇÃO da prova, patrocinadores e apoiadores.
§15 As imagens da corrida serão publicadas em tempo hábil no site do evento www.corridadoturismofozdoiguacu e também na fanpage www.facebook.com/corridadoturismofozdoiguaçu e instagram@corridadoturismofozdoigaucu.
§16 O resultado oficial do evento será divulgado em tempo hábil no site do evento www.corridadoturismofozdoiguacu e também na fanpage www.facebook.com/corridadoturismofozdoiguacu, além de ser divulgado através de nossa assessoria de imprensa para toda a imprensa local, regional, nacional e internacional.
§17 A ORGANIZAÇÃO do evento pede encarecidamente para que todos zelem pela sua segurança e pela segurança de todos os outros participantes, além do público e de membros da organização, tornando-se todos corresponsáveis pelo sucesso da prova.
§18 O atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do (a) atleta.
§19 A Corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, sendo comunicado aos inscritos esta decisão pelo site oficial da corrida.
§20 Em caso de dúvidas ou esclarecimentos técnicos, pode ser feito contato pelo telefone e Whats (45) 9916-7578.
Foz do Iguaçu/PR, 01 de Setembro de 2022.
2ª CORRIDA DO TURISMO
AUTORIZAÇÃO PARA ADOLESCENTES
Autorizo _________________________________________________ (nome do adolescente) nascido em ___/___/_____, com ______ anos de idade, portador da carteira de identidade nº.______________________, expedida pela
__________________(órgão expedidor) a participar, na qualidade de atleta, da 2ª CORRIDA DO TURISMO a ser realizada no dia 06 de novembro de 2022; responsabilizando-me pelos atos pelo mesmo praticados.
Foz do Iguaçu, ____ de _________________ de ___________.
Nome do Pai, Mãe ou representante
legal:_______________________________________
Número Identidade:______________________________________________